Projeto de saúde e bem-estar da Humana Brasil deixa legado para mulheres de Castelo Branco

A Humana Brasil mais uma vez atuou como uma aliada das comunidades quando o assunto é saúde e bem-estar. Com o Projeto Ginástica do Bem, 104 mulheres do bairro de Castelo Branco, em Salvador-BA, aprimoraram seus cuidados com a saúde através da prática de atividades físicas e aeróbicas, via Lei de Incentivo ao Esporte.

No último sábado (17), a iniciativa foi finalizada na comunidade com um evento especial que reuniu participantes e equipe técnica da Humana Brasil. A ocasião foi marcada pela celebração dos resultados alcançados, como as mudanças significativas nos hábitos diários das mulheres de até 80 anos, que hoje, se comprometem com uma alimentação saudável, enquanto estão confiantes e empoderadas, a partir das ações de saúde preventiva do projeto. 

Esses resultados foram possíveis graças à equipe multidisciplinar da Humana Brasil, composta por nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física. Cada profissional acompanhou as necessidades das participantes com um olhar cuidadoso ao planejar aulas e oficinas, realizando diagnósticos de doenças e encaminhamentos para análises e tratamentos médicos adequados. 

A prática de atividade física foi recorrente no projeto

“Mudou o meu bem-estar, pois, além de cuidar da saúde do corpo, cuidamos da saúde da mente. Os profissionais da Humana nos passam os seus conhecimentos para podermos nos cuidar para a vida, isso é excelente. Sou muito grata!”, afirma Aucileia Brito, moradora de Castelo Branco e participante do projeto.

Com os atendimentos realizados pelos profissionais, as mulheres ganharam mobilidade, fortalecimento muscular e equilíbrio, contribuindo para a prevenção de comorbidades, como explica Ingrid Silva, fisioterapeuta do projeto. “Os resultados perceptíveis foram alívio de dor, melhora no equilíbrio, na mobilidade com ganho de amplitude de movimento. A qualidade de vida delas mudou. Muitas mulheres relataram que após as aulas tarefas comuns de dentro de casa passaram a ser mais fáceis e menos dolorosas”, ressalta a profissional. 

Além das atividades físicas e atendimentos individualizados, as participantes tiveram acesso a oficinas teóricas, aprendendo de forma lúdica, a como controlar a pressão arterial, diabete, colesterol alto e outras doenças. A iniciativa também ensinou a como aderir a uma dieta saudável, com a exclusão de alimentos processados e ricos em sódio, e promoveu campanhas de saúde preventiva, a exemplo das ações voltadas para o Outubro Rosa. 

O Projeto Ginástica do Bem marcou presença no “Viva o Verão Paralela”, no Shopping Paralela, em Salvador-BA

As mulheres também saíram da comunidade e participaram de atividades especiais externas, como aulas de dança em eventos de verão e juninos, caminhadas e limpezas em praias da cidade, todas realizadas como incentivo a elevação do bem-estar físico e mental, aspectos cruciais para uma melhor qualidade de vida. 

Para Milton Paixão, Coordenador do Projeto e Educador Físico, a iniciativa deixa um legado para as mulheres da comunidade em termos de autocuidado e conscientização. “Esse projeto foi muito importante na vida dessas mulheres. Com a iniciativa elas passaram a se autocuidar e verem que a vida é para ser vivida, não importando a idade. Além disso, muitas participantes pararam de sentir dores e hoje estão conscientes de como se alimentar melhor”, ressalta Milton. 

O Projeto Ginástica do Bem foi desenvolvido pela Humana Brasil via Lei de Incentivo ao Esporte, com o patrocínio do Itaú Social e com a parceria do Ministério do Esporte.