Na região do semiárido, o Projeto Caatinga Sustentável está promovendo o aumento da resiliência ambiental

Famílias de Cansanção, na Bahia, atuam lado a lado do Projeto Caatinga Sustentável

As famílias das comunidades de Fazenda Caixão, Lagoa Comprida e Capoeiras, em Cansanção-BA, estão presenciando o aumento da resiliência ambiental e a redução dos impactos ocasionados pelas mudanças climáticas na região do semiárido, por meio do Projeto Caatinga Sustentável.

Aumento do desenvolvimento rural sustentável, melhoria na renda e recuperação da vegetação degradada no bioma caatinga, foram alguns dos propósitos trabalhados pelo Caatinga Sustentável em 2022, com um total de 167 atividades realizadas.

Dentre as atividades, 78 ações de acompanhamento técnico aconteceram nas comunidades, onde os participantes receberam orientações na coleta e análise do solo, incluindo também a implementação de 15 Sistemas Agroflorestais (SAFs), com a colocação de 15 cisternas de 16 mil litros, plantio de mudas forrageiras, nativas e frutíferas e mais de 40 mil raquetes para a produção de alimentação destinada aos animados agregados nos SAFs.

Para o agricultor Valdenor Fernandes, morador da comunidade de Fazenda Caixão, o Sistema Agroflorestal transformou a realidade de sua família. “Fomos contemplados com um Sistema Agroflorestal e já vejo as mudanças na minha área de produção, onde a minha terra está voltando a ficar fértil”, diz o agricultor.

A equipe técnica prestou ainda apoio aos grupos produtivos locais e realizou 9 capacitações para os agricultores e agricultoras com diferentes temas, entre eles, o associativismo e cooperativismo.

“Destaco também a atuação da Humana Brasil que vem prestando uma assistência de qualidade, fazendo com que nossas vidas se transformem com muitos conhecimentos na teoria e na prática”, complementa Valdenor.

Agricultor Valdenor Fernandes no Sistema Agroflorestal (SAF) implantado pela iniciativa

Vivência harmônica com o semiárido para 2023

Para este ano de 2023, o Projeto Caatinga Sustentável continua promovendo uma vivência harmônica com o semiárido, incentivando a utilização de práticas para tornar a caatinga cada vez mais sustentável.

Além da continuidade da assessoria técnica para os participantes, que já está sendo feita, a iniciativa irá realizar a implantação de Sistemas de Produção Agroecológico e Sustentável (PAIS), que consiste na criação de galinhas ao centro, com produção vegetal no entorno e em um pequeno espaço de terra.

A iniciativa vai promover também capacitações sobre o Sistema PAIS, plantio de mudas e participações em espaços de esferas municipal e regional, que irão fortalecer os direitos dos produtores rurais e a disseminação de práticas sustentáveis no semiárido.

Junto com a Humana Brasil, o Projeto Caatinga Sustentável é desenvolvido em parceria com a Associação de Capoeiras, Banco Mundial, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e União das Associações de Pequenos Agricultores de Cansanção (UAPAC).