Meninas afrodescendentes alcançam habilidades científicas e tecnológicas em mais uma iniciativa da Humana Brasil, na Bahia

No último sábado (27), o Projeto Meninas de Futuro, uma iniciativa de desenvolvimento social e educação da Humana Brasil, finalizou a sua jornada em Castelo Branco, Salvador-BA. O encerramento aconteceu através de um evento especial que reuniu participantes, familiares, representantes de órgãos públicos e a equipe técnica da Humana Brasil. 

A iniciativa impactou positivamente a vida de 69  meninas afrodescendentes direcionando-as para o sucesso no campo científico e tecnológico. “Meninas de Futuro” utilizou como metodologia o sistema de aprendizado científico “STEM” (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), e foi através das oficinas e atividades do projeto, que as adolescentes alcançaram oportunidades educacionais.

“Nós incentivamos o conhecimento e a prática, para que essas meninas tornem-se futuramente mulheres fortes e empoderadas. Com o passar dos meses, podemos observar, através da convivência e dos relatos das responsáveis, que as meninas mudaram de forma considerável, o comportamento, envolvimento, disciplina e gosto pelos estudos.”, destaca Karina Braga, Coordenadora do Projeto.

Durante o percurso formativo, as meninas entenderam o valor da sustentabilidade, unindo esse pilar à abordagem científica, por meio da construção de robôs, maquetes e jogos de matemática de materiais recicláveis. Os trabalhos científicos foram apresentados na comunidade e em escolas, conferindo para as participantes o protagonismo de suas histórias, que antes, não tinham perspectiva de vida, e hoje almejam alcançar suas profissões e metas do futuro, como Anna Magalhães.

“Conheci e aprendi várias coisas nas oficinas que me ajudarão a ser uma grande advogada chamada Anna Vitória Magalhães”, afirma a adolescente de 11 anos. A iniciativa realizou também visitas técnicas que agregaram ao conhecimento adquirido nas atividades realizadas em sala de aula, como ao SENAI CIMATEC, onde as participantes exploraram laboratórios de robótica, além de conhecerem os cursos técnicos e superiores ofertados pela instituição. 

Participantes do Projeto Meninas de Futuro visitam Senai CIMATEC.

Ainda no aspecto protagonismo, as adolescentes inseriram suas perspectivas em duas edições do Jornal “Meninas de Futuro”, com textos sobre o empoderamento feminino e as experiências que adquiriram a partir do projeto. Para continuarem multiplicando seus talentos e habilidades, as adolescentes também participaram de oficinas socioemocionais, desenvolvendo confiança, inteligência emocional e identidade racial. 

“Ao capacitarmos essas adolescentes com ferramentas socioemocionais, estamos contribuindo para a formação de líderes e agentes de mudança em suas comunidades. Isso representa uma maneira de celebrar a força e resiliência das nossas Meninas de Futuro”, explica Riane Borges, Psicóloga do projeto. 

Participantes do Projeto Meninas de Futuro foram presenteadas com tablets.

No evento final do projeto foram as participantes responsáveis por conduzir a ocasião, mais um resultado notório da iniciativa. A iniciativa presenteou ainda cada adolescente com tablets para que possam continuar aprimorando seus talentos nas áreas científica e tecnológica, mesmo após a finalização do projeto. 

Para conferir mais resultados e detalhes da iniciativa, a partir da visão das participantes, clique aqui e confira as duas edições do Jornal “Meninas de Futuro”. O Projeto Meninas de Futuro foi uma realização da Humana Brasil, em parceria com a Rede Globo, por meio do Criança Esperança e da Unesco.