Adolescente assistida pela Humana Brasil contribui ativamente na 12ª Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

Natielle Rodrigues, participante dos projetos da Humana Brasil, e Willliam Eleutério, participante do evento. Foto: Clarice Castro/MDHC

Entre os dias 02 e 04 de abril, crianças e adolescentes participaram ativamente com votos e falas nas discussões da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em Brasília (DF). Com o lema “Nada sobre nós sem nós”, o público adolescente foi essencial na elaboração de propostas para enfrentar as consequências da pandemia de COVID-19 refletidas na vida de crianças, adolescentes e suas famílias.

A Humana Brasil está comprometida em garantir os direitos das crianças e adolescentes, colaborando na efetivação de políticas públicas, a exemplo da participação da instituição enquanto membro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente). A organização também incentiva a presença dos adolescentes assistidos por seus projetos sociais na discussão de políticas públicas, como Natielle Rodrigues, que esteve na conferência.

Para a adolescente de 15 anos, natural do município baiano de Tucano e representante da Bahia no CPA (Comitê de Participação de Adolescentes), é uma honra fazer parte dessa luta, podendo opinar, inclusive, no que vai impacta-lá. “Acredito que a conferência vai garantir melhores direitos para crianças e adolescentes. Vim para agregar, somar e falar o que acho importante. Foi fundamental estarmos nesse espaço, onde compartilhamos conhecimento e opiniões, com momentos de fala”, enfatiza Natielle.

Painel do evento. Foto: Clarice Castro/MDHC

Durante a Conferência Nacional, foram apresentadas e selecionadas as propostas discutidas ao longo dos últimos anos em conferências municipais, territoriais e estaduais. Fome, exploração sexual, saúde mental e vulnerabilidade, foram alguns dos temas pautados e discutidos no evento, que atingiram negativamente as crianças e adolescentes no contexto pandêmico e continuam no cenário atual.

“Trabalhando em uma instituição como a Humana Brasil, que oferece diversos projetos com resultados excelentes de mudanças sociais, sei que estamos no caminho certo, de luta e busca pelas transformações necessárias para a geração de crianças e adolescentes atuais e futuras. Trabalhamos para vermos essas realidades transformadas!”, afirma Claudia Faillace, Coordenadora Pedagógica da Humana Brasil, que também participou do evento representando a organização como conselheira do Conanda e do CECA/BA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia).

Além da participação do público adolescente, a conferência contou com a presença de entidades sociais e autoridades públicas, como o Presidente da República, Lula, e Marina de Pol Poniwas, Presidenta do Conanda, órgão responsável pela realização do evento.

Com atuação em conselhos e presença em encontros, conferências nacionais, territoriais e municipais, a Humana Brasil busca colaborar para a efetivação de políticas públicas, que resultem em vidas com dignidade, oportunidades e protagonismo para crianças e adolescentes.