Parceria entre Humana Brasil e CAR traz novas perspectivas para a cooperativa Repescar e a pesca artesanal

Através da parceria, a cooperativca e as 30 comunidades atendidas no projeto enxergam novas possibilidades de desenvolvimento.

A Humana Brasil esteve juntamente com a Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR) na comunidade Baiacu em Vera Cruz-BA, para estabelecer novas frentes de trabalho com a Cooperativa Repescar. Na ocasião, com os pescadores e marisqueiras, foram discutidas possibilidades que possam promover a autogestão e o acesso da cooperativa ao mercado de pescados da Bahia.

A Humana Brasil com projeto Clube de Pescadores Bahia Pesca e o projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) financiado pelo programa Vida Melhor, vem desenvolvendo ações em 30 comunidades na Baia de Todos os Santos (BTS) com o objetivo de fortalecer a atividade produtiva de 1.250 famílias da pesca artesanal e o beneficiamento de pescados e mariscos por meio da cooperativa.

A presidente da Cooperativa Repescar, Maria de Fátima Freitas Paiva, ressalta a importância do trabalho da Humana Brasil. ‘’A cooperativa estava parada. E então chegou a Humana Brasil com o objetivo de reativá-la. Eles estão trazendo novos parceiros e animando todo o pessoal’’. Com o modelo de ATER desenvolvido, a Humana vem encontrando soluções viáveis para reerguer a cooperativa. ‘’A Humana juntou todo mundo, incentivando e mobilizando o povo para querer fazer. Antes trabalhávamos através de bolsa, agora iremos trabalhar com produção e isso anima os operários’’ enfatiza.

Há uma grande perspectiva diante da parceria entre a Humana Brasil e a CAR. ‘’Esperamos que dê certo e que saibamos retribuir tudo o que irão fazer por nós’’. A expectativa da conquista de autonomia entre todos os participantes do projeto será de extrema importância para o desenvolvimento da cooperativa em um futuro próximo. ‘’Esperamos trabalhar sem precisar do projeto, através das capacitações para a autogestão’’ finaliza Maria de Fátima.

A parceria com a CAR busca estruturar a Repescar através de uma aliança produtiva com as 30 comunidades envolvidas no projeto para que sejam investidos recursos que visam uma sustentação para a atividade pesqueira na BTS. ‘’O objetivo é fazer a cooperativa buscar uma autonomia, no sentido de daqui há 2 anos, vocês não precisarem mais da gente e da Humana. E isso tem que ser um dos grandes legados que queremos contribuir com vocês’’ disse Wilson Dias, diretor executivo da CAR.

Dessa forma, o fortalecimento social e produtivo, focado na autogestão tornam-se então peças-chaves desta aliança que a Humana Brasil e CAR buscam promover, para tornar as comunidades atendidas pelo projeto e a Cooperativa Repescar sinônimo de desenvolvimento na Bahia.