
Implantação do quintal produtivo em Valença-BA. Foto: colaboradores
O Projeto Bahia Produtiva, executado pela Humana Brasil, está implantando quintais produtivos nas propriedades de agricultoras e agricultores participantes da iniciativa e residentes dos municípios de Santana, Souto Soares, Santa Teresinha, Valença, Ituberá, Camaçari, Lençóis, Ibiquera e Lafayete Coutinho, na Bahia.
O quintal produtivo é uma tecnologia composta por subsistemas que coexistem, a exemplo de hortas e plantas medicinais, onde também é possível realizar a criação de animais de pequeno porte, além de outras atividades desenvolvidas a partir desses subsistemas, como a compostagem e adubação orgânica.
No total, cerca de 80 quintais já foram implantados e a ação segue até junho de 2023, sendo que a previsão, segundo a coordenadora do Projeto, Polianna Farias, “é chegar a meta de 229 e finalizar a implantação da tecnologia em alguns municípios ainda em dezembro deste ano”.
A coordenadora também esclarece como ocorre a implantação do quintal, realizada a partir da assessoria e consultoria da equipe técnica da Humana Brasil, lado a lado dos participantes. “No primeiro momento é discutida a planta baixa e de corte do quintal produtivo. Em seguida é feita a escolha do terreno, numa área plana sempre que possível, demarcação e esquadrejamento da área, escavação dos buracos, fixação das estacas e esteios até o processo de conclusão”, explica.
Dentre os benefícios que podem ser obtidos com o quintal, estão a segurança alimentar e nutricional e a geração de renda. O espaço é localizado próximo a residência dos produtores rurais, onde todos os membros da família trabalham no cultivo de diversas espécies vegetais. Vale ressaltar também o reaproveitamento do material orgânico na unidade de produção familiar, que pode ser utilizado na compostagem para adubação do solo.

Patrícia Santos, residente da comunidade quilombola de Segredo, em Souto Soares-BA, foi uma das contempladas pelo projeto, que ressalta o ganho de uma segurança alimentar a longo prazo com alimentos de qualidade. “Nós recebemos o quintal e para mim é uma benção! É um quintal que eu sei que o meu filho vai ter alimentos saudáveis. Eu irei ter verduras e frutas na mesa todos os dias”, afirma.
Com os conhecimentos obtidos a partir da implantação do espaço produtivo, onde as próprias famílias prestam apoio, a coordenadora destaca que as pessoas participantes estarão aptas para replicar o sistema em outros locais.
“Em toda visita que a equipe da Humana Brasil realiza há diálogo e incentivo à participação. São momentos de muitas partilhas de conhecimentos. A ideia é que iniciemos coletivamente a implantação de um quintal e a partir daí as pessoas repliquem o aprendizado e façam os demais”, diz Polianna.
Além dos quintais produtivos, a iniciativa está trabalhando com a implantação de outras tecnologias sociais, como canteiros econômicos, batata da salvação, irrigação com garrafa PET, bebedouro com garrafa PET, e oferecendo capacitações sobre adubação orgânica, defensivos alternativos, uso da garrafa PET para controle de pragas, entre outros.
O Projeto Bahia Produtiva é realizado em parceria com a CAR – Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, Banco Mundial e a Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM.





