Aumentando a resiliência ambiental: Projeto Caatinga Sustentável amplia suas ações para novas comunidades na Bahia

O aumento da resiliência ambiental e a redução dos impactos ocasionados pelas mudanças climáticas, através de ações do Projeto Caatinga Sustentável, da Humana Brasil, agora alcançam novos locais. Além das famílias das comunidades de Fazenda Caixão, Lagoa Comprida e Capoeiras, em Cansanção-BA, mais 15 comunidades estão sendo contempladas pelo projeto, que também amplia sua área de atuação para os municípios baianos de Quijingue e Tucano. 

Para o ano de 2024, a missão da iniciativa permanece: promover uma vivência harmônica com o semiárido, incentivando práticas que tornem a caatinga cada vez mais sustentável. No último ano, o projeto realizou 195 atividades, impactando positivamente 400 pessoas, visando fortalecer comunidades no desenvolvimento de práticas mais sustentáveis e agroecológicas.

Dentre as atividades, foram realizadas visitas técnicas aos agricultores(as), ações de educação ambiental para 180 jovens das comunidades atendidas, incluindo oficinas de reaproveitamento de garrafas pet para produção de vassouras, onde a jovem Ádila Assis, de Cansanção, participou ativamente. A reutilização de garrafas pet é uma nova possibilidade de trabalho e uma oportunidade para fortalecer a sustentabilidade da região. 

O Projeto Caatinga Sustentável promove diversas ações de educação ambiental.

“Foi bem divertido e comunicativo, todos participaram tanto nas perguntas como no passo a passo da produção da vassoura de garrafa pet”, diz a jovem de 16 anos da comunidade de Deixaí. A iniciativa da Humana Brasil também promoveu oficinas sobre reciclagem de resíduos sólidos, implantação e mantimento de hortas comunitárias, produção e doação de cerca de 5.000 mudas de árvores para reflorestamento. 

A equipe do projeto prestou ainda apoio técnico na implementação de sete Sistemas PAIS (Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável) executados pela UAPAC (União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção), parceiro da iniciativa. Essa tecnologia de baixa emissão de carbono tem contribuindo na produção agroecológica, garantindo renda e soberania alimentar para as famílias contempladas pelo equipamento em Cansanção. 

Sistemas PAIS implantados em Cansanção, na Bahia.

Diante dos resultados expressivos do Projeto desde o seu início em 2017, neste ano, mais agricultores(as) familiares serão capacitados para aumentar sua adaptação frente às consequências das mudanças climáticas. Para isso, a iniciativa também dará continuidade na implementação e manutenção de tecnologias de baixo custo, como sistemas agroflorestais, energia solar e hortas. 

Junto com a Humana Brasil, o Projeto Caatinga Sustentável é desenvolvido em parceria com a Associação de Capoeiras, Banco Mundial, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e União das Associações de Pequenos Agricultores de Cansanção (UAPAC).