
Apresentação do Grupo Terapia do Sorriso durante os 15 anos da Humana Brasil. Foto: Crislane Souza
No último sábado (11), o Centro Social Urbano de Castelo Branco teve uma programação diferente e destinada a todas as idades: uma feira solidária, para comemorar os 15 anos da Humana Brasil. A festa de debutante contou com a presença da comunidade, colaboradores, parceiros, além dos próprios projetos da organização.
Com o São João chegando, a comemoração não deixou de fora o ritmo nordestino e Luciano Santana iniciou o evento agitando a todos com o típico forró junino. Durante a ocasião, os presentes passaram pelos stands de artesanato, brechó, pintura, plantas e comidas típicas. Também houve exposições dos projetos Repense Reuse, Futuro Aberto e Sementes do Futuro Hortas, vendas dos produtos do Projeto Bambá e de canecas personalizadas da Humana Brasil.
Paralelo ao entretenimento, a feira promoveu oficinas e serviços gratuitos. Os participantes do evento estiveram presentes nas oficinas de barbearia, turbantes, corte de cabelo, massoterapia, além de saírem do local com os currículos prontos para serem enviados e distribuídos.
Para Angela Santos, moradora da comunidade, a feira foi um sucesso e trouxe um divertimento único e especial para Castelo Branco. “A Humana faz projetos maravilhosos. A feira foi linda e todo mundo se divertiu, o que é ótimo para a nossa comunidade, para a gente se divertir, principalmente a terceira idade. É festa e tudo de bom para a Humana Brasil!”, afirma.
Ainda nas apresentações culturais e artísticas, as atrações musicais continuaram com o trompetista Antônio Roque que interpretou a canção “vitoriosa” de sua autoria. O Grupo Terapia do Sorriso, pertencente ao Projeto Ginástica do Bem, também abrilhantou o evento com coreografias e músicas tendências do funk e sertanejo brasileiro. Já o artista de rua Camilo Cardona, que dá vida ao Palhaço Milo Peligro, trouxe mágica, mistério e muitos risos para a festa.
Capoeiristas do Quilombo Quingoma de Lauro de Freitas-BA, exibições práticas de karatê e a apresentação musical do Projeto Clave Interativa complementaram o festejo.
Apesar da temática junina, a Bahia é rica em culturas e diversidade. E o Projeto YÁ Bahia – Afroempreendedoras da Gastronomia, uma iniciativa da Humana Brasil, levou o samba de roda, fazendo todos os presentes entrarem na dança para celebrar a data comemorativa.
Além do YÁ, o Projeto Habilitando para a Vida saiu de Tucano-BA rumo a Castelo Branco para prestigiar a comemoração. O PROHVIDA preparou algumas apresentações para o evento, incluindo a peça adaptada do clássico “O auto da Compadecida” e homenagens para a aniversariante.
Fredson Araújo, participante do Projeto, esteve presente na feira e destacou as transformações nas realidades dos jovens do Território do Sisal por meio da iniciativa da Humana Brasil. “Faço parte do PROHVIDA desde 2015, desde o seu início. Eu ainda era criança e a partir disso entrei no coletivo de jovens. O Projeto veio realmente para mudar o povoado de Cajueiro, em Tucano-BA, e o meio ambiente por meio da reciclagem, devido a quantidade de lixo que era assustadora na comunidade. Parabéns, Humana Brasil!”, declara.
Diversos parceiros também chegaram junto a celebração para fazer os 15 anos da Humana Brasil inesquecível. Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Biscoitos Sonhos de Mãe, Deia Salgados, Atakarejo, Associação 3 Irmãos, PBKIDS Brinquedos e Monobloco Premium prestaram apoio na realização do evento.
É a Humana Brasil desde 2007 levando desenvolvimento, capacitação, gerando sorrisos de orelha a orelha, transformações e obtendo resultados de sucesso. Tudo em prol de comunidades, pessoas e do aumento da resiliência ambiental e sustentabilidade!
Confira a galeria de fotos completa do evento clicando aqui.







