
O futebol para crianças e adolescentes impulsiona, além da atividade esportiva, a cidadania, o desenvolvimento e a inclusão social. Esse foi o objetivo da Humana Brasil com mais um dos seus projetos ao promover uma escolinha de futebol gratuita, o Humana Futebol, na comunidade de Castelo Branco, em Salvador. A iniciativa deixa um legado positivo e duradouro para cerca de 100 crianças e adolescentes do bairro.
Os futuros atletas assistidos pela iniciativa desenvolveram habilidades motoras, técnicas e táticas, tornando-se mais saudáveis e preparados com novas competências rumo à carreira profissional no futebol. Motivados pela prática esportiva, para eles o futebol tornou-se uma ferramenta importante na melhoria do desempenho escolar e na promoção de valores como o respeito, seja dentro ou fora do campo.
Segundo Leila Flores, Coordenadora do Projeto, foram inúmeras transformações positivas observadas na vida dos participantes e de suas famílias. “O projeto já está deixando saudades. O futebol é a paixão de muitas crianças e jovens, e elas já praticavam de forma independente. Quando se tem uma base, uma equipe, um suporte que dá total apoio e oportunidades incríveis, é possível aprimorar as habilidades desses futuros atletas, e então alcançar a felicidade das crianças, adolescentes e de suas famílias”, afirma a coordenadora.

Ao longo da iniciativa, foram realizadas nove competições entre Castelo Branco e diversos bairros de Salvador, permitindo que os atletas colocassem em prática o que foi aprendido nas aulas, demonstrando compromisso e coletividade. Durante essas competições, alguns participantes foram notados por times profissionais, como Pedro Henrique, que sonha em ser jogador de futebol.

“A Humana abriu as portas para mim. Estou muito feliz, porque fui chamado por um time em Minas Gerais para fazer o teste em 2025. Fui avaliado através de um amistoso que teve em Castelo Branco”, explica Pedro, de 12 anos.
Ações de lazer e convivência
Além das atividades esportivas, o projeto realizou ações de lazer, fundamentais para a vivência de crianças e adolescentes. Passeios ao zoológico, experiências com canoagem e brincadeiras em datas especiais fizeram parte do percurso da iniciativa. “Através do projeto transformamos desejos em conquistas, pois com as atividades, levamos os participantes em momentos que jamais serão esquecidos. Nesse período, também tivemos a família presente, sorrisos, emoções, alegria e muito aprendizado”, complementa Leila.

O Projeto Humana Futebol foi uma realização da Humana Brasil via Lei de Incentivo ao Esporte, com a parceria do Ministério do Esporte.





