
A comunidade de Castelo Branco, em Salvador-BA, ganhou um aliado quando o assunto é saúde e bem-estar. Trata-se do Projeto Ginástica do Bem, da Humana Brasil, que conta com a participação de 130 mulheres do bairro, com idade entre 18 e 80 anos. A iniciativa promove atividades físicas, aeróbicas e ações de saúde preventiva.
A equipe de profissionais do Projeto é composta por nutricionista, fisioterapeuta e professores de educação física, que atendem e acompanham as necessidades das participantes com um olhar cuidadoso ao planejar aulas e oficinas. Reconhecendo a boa saúde física e mental como fundamentais, a iniciativa incentiva cuidados inerentes ao bem-estar físico e mental, incluindo a realização de exercícios físicos.
“Exercício físico é vida e hoje cuidamos de várias doenças com a sua prática, seja no tratamento ou na prevenção. Para as mulheres que fazem parte do Projeto, nós promovemos saúde. Temos muitas participantes que antes tinham a sua autoestima abalada e agora estão com a mesma elevada, e isso sem contar as melhorias em outros aspectos da saúde, como equilíbrio e coordenação motora”, afirma Milton Paixão, Coordenador do Projeto e Educador Físico.
Nas atividades e oficinas teóricas, as participantes já aprenderam, de forma lúdica, a como controlar a pressão arterial, diabete, colesterol alto e outras comorbidades. A iniciativa também estimula e ensina como adotar uma alimentação saudável, excluindo o consumo de alimentos processados e ultraprocessados.
Ao combinar essas ações com as aulas de atividade física, a melhoria na qualidade da saúde é impulsionada, e os resultados são perceptíveis em simples ações do cotidiano, como destaca a participante Zilda.
“O Projeto faz bem para a nossa saúde, para o nosso corpo e mente. Eu digo por conta própria! Eu andava muito inchada, com dores nas pernas. Hoje, não sinto mais nada, me sinto bem para andar, subir escadas, o que me cansava antes. A minha pressão e o colesterol andavam alto e hoje está tudo tranquilo. Fazer exercício todos os dias é muito bom! A gente acorda e dorme bem”, ressalta a participante Zilda Lima, de 57 anos.
O Projeto Ginástica do Bem é desenvolvido pela Humana Brasil via Lei de Incentivo ao Esporte, com o patrocínio do Itaú Social e com a parceria do Ministério do Esporte.





