Humana Brasil atende no Plantão de Direitos Humanos durante o carnaval de Salvador; fique por dentro

Trabalhar para garantir e defender os direitos do público mais vulnerável é o que move a Humana Brasil. Com esse compromisso, a organização sem fins lucrativos é uma das mais de 30 instituições parceiras que atuarão no Plantão Integrado dos Direitos Humanos no Carnaval de Salvador, a partir desta quinta-feira (27), até o final do período festivo, no dia 04 de março. A iniciativa é uma ação coordenada pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH),

Através do PROTEJA (Centro Estadual de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência), projeto executado em colaboração com a SJDH, a Humana Brasil estará presente para acolher, registrar e encaminhar denúncias de violações de direitos para a rede de serviços de proteção social, no Circuito Osmar/Campo Grande, sede do Procon, na Rua Carlos Gomes, 746, 2 de Julho.

Durante a folia, crianças e adolescentes, população LGBTQIAPN+, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres, vítimas de trabalho escravo, catadores(as) de recicláveis e outros segmentos vulneráveis poderão relatar abusos de direitos. Além da Humana Brasil, com o objetivo de combater diversas formas de violência, mais de 200 profissionais estarão ativos no serviço e também promoverão nas ruas a campanha “Respeito é Nosso Direito!”, estimulando a valorização da diversidade e combatendo discriminações.

A abertura do Plantão ocorreu nesta quinta-feira (27), no Centro de Salvador, com a presença de autoridades locais e nacionais. Foto: ASCOM/Humana Brasil

Por intermédio desta parceria entre o poder público, organizações internacionais e sociedade civil, a Humana Brasil assume a responsabilidade de impulsionar uma festa democrática, com respeito e proteção para os foliões, o que está em sintonia com o objetivo de promover protagonismo e uma melhor qualidade de vida no território brasileiro.

“Essa parceria reforça a importância da integração entre o Governo da Bahia e toda a rede de proteção, ampliando o alcance do nosso trabalho em um momento estratégico, como o Carnaval de Salvador. A Humana Brasil sempre atuou com a promoção da dignidade e da justiça social, e no carnaval seguirá com o PROTEJA contribuindo para uma atuação intersetorial que prioriza a segurança, o acolhimento e o acesso à rede de atendimento especializado”, afirma Marcus Magalhães, Coordenador do PROTEJA na Humana Brasil.

O Plantão também foi implantado para receber ocorrências em outros dois locais estratégicos durante o carnaval: no circuito Dodô/Barra, no Edifício NAU (Rua Alfredo Magalhães, 115), e na Estação de Metrô da Lapa. No decorrer da passagem dos trios que irão agitar a festa, o serviço estará à disposição, garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.