Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Desenvolvimento comunitário / Ajuda às crianças

facebook125x30

125x35 doacao

101 0389O mundo tem 1,8 bilhão de crianças com idade até 14 anos que compõem um quarto da população mundial. Os jovens de 15 a 24 anos são 1,2 bilhão e representam 16% da população mundial. Estas crianças e adolescentes vivem de forma diferente, dependendo se elas nascem em uma família rica ou uma família pobre. 1,3 bilhão de crianças vivem em relativa prosperidade, com acesso a pelo menos sete peças de roupas por ano, comida três vezes por dia, educação e cuidados de um adulto.
Ao mesmo tempo, mais de um bilhão de crianças e adolescentes lutam por sua sobrevivência diária, diante de conflitos, fome, doença, falta de assistência médica e pouca ou nenhuma oportunidade no que se refere a educação. (Fonte: CIA World Factbook, 2015).

No Brasil morrem 14 crianças menores de 5 anos em cada 1000 nascidos vivos. 9% das crianças entre 5 e 14 anos trabalham em alguma atividade remunerada (dados do Relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância 2014).

Internacionalmente, as Nações Unidas está unindo as pessoas, organizações e governos para melhorar as condições para as crianças e para os pobres, a exemplo dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” e atualmente com as 17 “Metas de Desenvolvimento”.

Humana People to People e Humana Povo para Povo Brasil fazem parte desta luta com seu programa de Ajuda às Crianças/Desenvolvimento Comunitário.

O programa visa o fomento e o fortalecimento de uma estrutura organizacional participativa nas comunidades envolvidas, voltada ao aumento do capital humano e social da família, além da sua capacidade produtiva e qualidade de vida, com a adoção de práticas sustentáveis.

As famílias se organizam em suas comunidades em Grupos de Ação Temática, Associações Comunitárias, Clubes de Jovens ou Grupos de Produção para atuarem em conjunto para melhorar suas condições de vida.

Farmers having a break

Farmers having a break

Farmers in the local comunity eating home produced watermelon
Event outside main office

Event outside main office

2000 trees planted

2000 trees planted

Os projetos de Ajuda às Crianças, em suas 10 linhas de atuação, focam predominantemente na inclusão, desenvolvimento e bem estar das crianças e adolescentes, incluindo a família e a comunidade, para que eles alcancem seu pleno potencial.

Os projetos de Desenvolvimento Comunitário atuam com as mesmas 10 linhas, mas com seu ponto de partida na criação e/ou fortalecimento de Associação Comunitária, Grupos de Trabalho, Empreendimentos de Economia Solidária, Coletivo de Adolescentes e Jovens etc. Estes grupos buscam oportunidades e resolvem problemas, tornando-se assim sujeitos de seu desenvolvimento e da comunidade, beneficiando todas as famílias.

As 10 linhas de ação de projeto de Ajuda às Crianças / Desenvolvimento Comunitário são:

  1. Fortalecimento da economia familiar;
  2. Segurança alimentar, saúde e nutrição;
  3. Acesso à água para consumo humano e para produção;
  4. Crianças e jovens ativos nas esferas política, social, cultural e econômica da sociedade;
  5. Redução das desigualdades de gênero e empoderamento das comunidades tradicionais;
  6. Assistência técnica, capacitação e educação para todos;
  7. Desenvolvimento comunitário e municipal;
  8. Cuidados com o meio ambiente;
  9. Desenvolvimento da produção;
  10. Linha de ação em acordo com o contexto local

 

Nossas linhas de ação contribuem com a implementação de parte das 17 Metas de Desenvolvimento, criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, com base na análise dos maiores problemas mundiais, metas essas que devem ser atingidas por todos os países até 2030.

O primeiro projeto de Desenvolvimento Comunitário da Humana Brasil foi iniciado em 2007, no município baiano de Cansanção, alcançando 50 comunidades e 3.000 famílias

Em meados de 2008 e 2009 a Humana Brasil ampliou sua atuação na região com mais 2 projetos de desenvolvimento comunitário para os municípios de Quijingue e Itiúba, todos localizados no Território do Sisal. Já entre 2013 e 2014 nossas ações alcançaram também as cidades de Queimadas, Monte Santo, Araci, Tucano e Euclides da Cunha, contemplando também o Território do Semiárido Nordeste II.

Desde 2014 continuamos as atividades com as famílias destes municípios organizadas no programa de Clubes de Agricultores.

Em outubro de 2015, iniciamos o projeto de Ajuda às Crianças Tucano em cooperação com Kindernothilfe. O projeto ganhou o nome de Prohvida e visa a proteção integral e a garantia de direitos de 300 crianças e adolescentes de 3 municípios do semiárido baiano: Cansanção, Quijingue e Tucano. Entre as ações realizadas, estão: Capacitação da comunidade escolar e lideranças, fortalecimento de coletivos de jovens, fortalecimento da atuação do sistema de garantia de direitos nas comunidades e inclusão de jovens nas associações.

Em março de 2016 iniciamos o projeto de Desenvolvimento Comunitário intitulado Rede de Economia Solidária, em cooperação com a SETRE, no município de Cansanção. Esse projeto contempla 75 famílias e tem por objetivos: 1) elaborar o planejamento das atividades da rede com foco na gestão do empreendimento econômico solidário; 2). Fortalecer a identidade cultural africana e afro-brasileira, fortalecer a capacidade produtiva, comercial e de gestão dos beneficiários; e 3) apoiar a comercialização de 3 empreendimentos de economia solidária em espaços socioculturais de comunidades de matriz africana na região.

Os projetos tem financiamento de múltiplos parceiros. Em determinados casos, os projetos são financiados por 1 ou 2 parceiros, a exemplo de Ajuda às Crianças Tucano e Desenvolvimento Comunitário Cansanção. Entretanto, os projetos de Desenvolvimento Comunitário que iniciaram em 2007 e 2008 foram financiados com recursos de parceiros internacionais, tais como Planet Aid, Humana Baltic e Humana Espanha.

Em outros casos, havia recursos para apoiar atividades das linhas de ação, a exemplo de “Imagem de Sertão” financiada com recursos da UNESCO/Rede Globo e executou no âmbito do projeto Criança Esperança, promovendo cidadania através de atividades audiovisuais.

Todos esses projetos contribuem para credenciar a Humana Povo para Povo Brasil como uma instituição comprometida com o desenvolvimento local e o futuro de crianças e jovens das comunidades onde atua, de forma socialmente justa, ecologicamente equilibrada e economicamente solidária.

Donate to Humana Brasil