A união de forças agrega valor à produção

Como a união de forças pode agregar valor à produção comunitária de pescados e frutos do mar.
O Projeto de Clubes de Pescadores “FC Bahia Pesca”.

Como parte do programa HPP Clubes de Agricultores que visa reduzir a pobreza rural, melhorar a segurança alimentar e a sustentabilidade, a HPP Brasil iniciou um projeto para 1.250 famílias de marisqueiras e pescadores da Baía de Todos os Santos organizadas nos Clubes de Pescadores, com fomento do governo baiano através da Bahia Pesca e do Programa Vida Melhor. A luta com os pescadores para melhorar a sua condição de vida e renda é a mesma com os agricultores na zona rural.

José Carlos – Líder do projeto no FC Bahia Pesca explica:

A ” Aliança Produtiva” surgiu como fruto do nosso trabalho nos Clubes de Pescadores no Projeto HPP “FC Bahia Pesca”, onde trabalhamos em conjunto com 1.250 Famílias de Marisqueiras e Pescadores distribuídas em 30 comunidades situadas ao longo de 9 cidades litorâneas na Baia de Todos os Santos, inclusive Salvador. Nosso foco é a luta com os pescadores para buscarmos novas estratégias visando melhorar sua renda com a produção, processamento e venda de seus produtos. A “Aliança Produtiva” trará o produtor – os Pescadores – mais perto do consumidor – porque hoje enfrentam obstáculos, tais como uma capacidade limitada para armazenamento e altos custos com transporte terrestre, que resultam em um cenário onde os Pescadores que mais trabalham ganham muito menos do que poderiam, porque precisam vender sua produção aos intermediários que ficam com todo o lucro.

A “Aliança Produtiva” traz soluções inovadoras para muitos obstáculos:

Agora, as 1.250 famílias de marisqueiras e pescadores podem entregar sua produção pelo mar às instalações de processamento da Cooperativa REPESCAR, um dos integrantes no FC Bahia Pesca.
O processamento na REPESCAR agora é mais rentável, já que o volume de pescados e frutos do mar processados aumentou porque eles recebem dos outros Clubes de Pescadores.

Na REPESCAR são produzidos produtos de qualidade com certificação sanitária para que possam ser vendidos nas prateleiras dos supermercados e outros estabelecimentos em Salvador e outras cidades da Bahia.
A empresa MZ Pescados em Salvador, estava procurando por um fornecedor estável de pescados e frutos do mar, e agora eles compram seus produtos todas as semanas da REPESCAR, com quem eles possuem um termo de cooperação para a distribuição e comercialização desses produtos aos seus clientes.

Maria de Fátima – a atual presidente do RESPECAR explica:

Desde que começamos a nossa unidade de processamento em 2011, enfrentamos problemas de organização e operação da nossa fábrica, mas depois de começar a trabalhar com a HUMANA, as coisas mudaram. Agora, estamos trabalhando como um grupo e todos sabem quais as encomendas que temos e recebemos de acordo com a nossa produção, tudo de forma clara para nós sobre o que está acontecendo e como podemos melhorar nossos ganhos. Começamos a receber peixes e frutos do mar dos outros clubes do FC Pesca, então podemos produzir mais e ganhar mais. Agora estamos todos motivados a produzir mais, depois de trabalhar em conjunto com a HUMANA.

Esta aliança é um ganho para todas as partes. O projeto será implementado como modelo para o desenvolvimento de outras alianças produtivas na Bahia, onde as 30 comunidades da aliança através da RESPESCAR receberão ainda em 2017 o apoio de quase 2 milhões de reais do Programa Bahia Produtiva (um recurso do Estado da Bahia/CAR/SDR e do Banco Mundial) para produção, infraestrutura, equipamentos, logística e desenvolvimento de novos produtos, o que agregará ainda mais valor aos pescados da REPESCAR gerando mais renda para as 1.250 famílias da Baía de Todos os Santos.

Este é um verdadeiro exemplo de como a luta “ombro a ombro” com a HUMANA e as 1.250 famílias de pescadores pode melhorar suas condições de renda e de vida no projeto FC Bahia Pesca.