Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Noticias

facebook125x30

125x35 doacao

Como a união de forças pode agregar valor à produção comunitária de pescados e frutos do mar.
O Projeto de Clubes de Pescadores "FC Bahia Pesca".

Como parte do programa HPP Clubes de Agricultores que visa reduzir a pobreza rural, melhorar a segurança alimentar e a sustentabilidade, a HPP Brasil iniciou um projeto para 1.250 famílias de marisqueiras e pescadores da Baía de Todos os Santos organizadas nos Clubes de Pescadores, com fomento do governo baiano através da Bahia Pesca e do Programa Vida Melhor. A luta com os pescadores para melhorar a sua condição de vida e renda é a mesma com os agricultores na zona rural.

 

José Carlos - Líder do projeto no FC Bahia Pesca explica:

A " Aliança Produtiva" surgiu como fruto do nosso trabalho nos Clubes de Pescadores no Projeto HPP "FC Bahia Pesca", onde trabalhamos em conjunto com 1.250 Famílias de Marisqueiras e Pescadores distribuídas em 30 comunidades situadas ao longo de 9 cidades litorâneas na Baia de Todos os Santos, inclusive Salvador. Nosso foco é a luta com os pescadores para buscarmos novas estratégias visando melhorar sua renda com a produção, processamento e venda de seus produtos. A "Aliança Produtiva" trará o produtor - os Pescadores - mais perto do consumidor - porque hoje enfrentam obstáculos, tais como uma capacidade limitada para armazenamento e altos custos com transporte terrestre, que resultam em um cenário onde os Pescadores que mais trabalham ganham muito menos do que poderiam, porque precisam vender sua produção aos intermediários que ficam com todo o lucro.

 

A "Aliança Produtiva" traz soluções inovadoras para muitos obstáculos:

Agora, as 1.250 famílias de marisqueiras e pescadores podem entregar sua produção pelo mar às instalações de processamento da Cooperativa REPESCAR, um dos integrantes no FC Bahia Pesca.
O processamento na REPESCAR agora é mais rentável, já que o volume de pescados e frutos do mar processados aumentou porque eles recebem dos outros Clubes de Pescadores.
Na REPESCAR são produzidos produtos de qualidade com certificação sanitária para que possam ser vendidos nas prateleiras dos supermercados e outros estabelecimentos em Salvador e outras cidades da Bahia.
A empresa MZ Pescados em Salvador, estava procurando por um fornecedor estável de pescados e frutos do mar, e agora eles compram seus produtos todas as semanas da REPESCAR, com quem eles possuem um termo de cooperação para a distribuição e comercialização desses produtos aos seus clientes.

 

Maria de Fátima - a atual presidente do RESPECAR explica:

Desde que começamos a nossa unidade de processamento em 2011, enfrentamos problemas de organização e operação da nossa fábrica, mas depois de começar a trabalhar com a HUMANA, as coisas mudaram. Agora, estamos trabalhando como um grupo e todos sabem quais as encomendas que temos e recebemos de acordo com a nossa produção, tudo de forma clara para nós sobre o que está acontecendo e como podemos melhorar nossos ganhos. Começamos a receber peixes e frutos do mar dos outros clubes do FC Pesca, então podemos produzir mais e ganhar mais. Agora estamos todos motivados a produzir mais, depois de trabalhar em conjunto com a HUMANA.

 

Esta aliança é um ganho para todas as partes. O projeto será implementado como modelo para o desenvolvimento de outras alianças produtivas na Bahia, onde as 30 comunidades da aliança através da RESPESCAR receberão ainda em 2017 o apoio de quase 2 milhões de reais do Programa Bahia Produtiva (um recurso do Estado da Bahia/CAR/SDR e do Banco Mundial) para produção, infraestrutura, equipamentos, logística e desenvolvimento de novos produtos, o que agregará ainda mais valor aos pescados da REPESCAR gerando mais renda para as 1.250 famílias da Baía de Todos os Santos.

Este é um verdadeiro exemplo de como a luta “ombro a ombro” com a HUMANA e as 1.250 famílias de pescadores pode melhorar suas condições de renda e de vida no projeto FC Bahia Pesca.

 

Pescadores do FC Bahia Pesca capturando seus pescadosPescadores do FC Bahia Pesca capturando seus pescados

 

 

 

2Marisqueiras do FC Bahia Pesca capturando seus mariscos

 

Família do FC Bahia Pesca preparando sua produção para envio à REPESCARFamília do FC Bahia Pesca preparando sua produção para envio à REPESCAR

 

4Cooperados do FC REPESCAR processando os pescados das famílias do projeto.

 

5

Alguns produtos processados na REPESCARAlguns produtos processados na REPESCAR

 

Equipe do FC REPESCAR junto com líderes de projetos da HPP BrasilEquipe do FC REPESCAR junto com líderes de projetos da HPP Brasil

 

Evento de lançamento das Alianças Produtivas – Da esquerda para a direita, Wilson Dias (Diretor Presidente da CAR), José Carlos e Sofia Reyna (Líderes do FC Bahia Pesca), Maria de Fátima Paiva (Presidente da REPESCAR) e Celso Albuquerque (Sócio Diretor da MZ Pescados)Evento de lançamento das Alianças Produtivas – Da esquerda para a direita, Wilson Dias (Diretor Presidente da CAR), José Carlos e Sofia Reyna (Líderes do FC Bahia Pesca), Maria de Fátima Paiva (Presidente da REPESCAR) e Celso Albuquerque (Sócio Diretor da MZ Pescados)

 


Mais Notícias de Humana Brasil

  • Pescadores do FC Bahia Pesca capturando seus pescados

    A união de forças agrega valor à produção

    Como a união de forças pode agregar valor à produção comunitária de pescados e frutos do mar.O Projeto de Clubes de Pescadores "FC Bahia Pesca". Como parte do programa HPP Clubes de Agricultores que visa reduzir a pobreza rural, melhorar a segurança alimentar e a sustentabilidade, a HPP Brasil iniciou um…
  • Sessão de Planejamento fortalece planos de trabalhos da Humana Brasil

    O encontro entre toda a equipe tem como objetivo buscar novas formas de desenvolvimento para as comunidades atendidas. Aconteceu mais uma edição da Sessão de Planejamento da Humana Brasil, entre os dias 11 e 15 de setembro, no salão da Igreja do Carmo, em Cachoeira-BA, que contou com coordenadores e líderes…
  • 2 web

    Projeto Bambá em parceria com o Grupo Carrefour é lançado em Cachoeira

    Cerimônia representou o resgate da força feminina quilombola no recôncavo.Foi lançado em Cachoeira-BA, na Fundação Hansen Bahia, o mais novo projeto da Humana Brasil em parceria com a Fundação e Instituto Carrefour: Bambá – Força Feminina Quilombola. Além da presença das mulheres dos grupos produtivos dos…
  • Humana Povo para Povo Brasil - 10 Anos

    Humana Povo para Povo Brasil nasceu da vontade de algumas pessoas, nos idos anos de 2006/2007, de praticar o humanismo solidário no Brasil, ao estabelecer e executar projetos para unir e mobilizar pessoas para enfrentarem as condições adversas através do compartilhamento de seus objetivos comuns,…
  • Humana Brasil

    Comunicado de imprensa online da Humana sobre as Jornadas Europeias do Desenvolvimento

    Dia 12 de maio 2017. A Humana People to People tem o prazer de anunciar a sua participação nas Jornadas Europeias do Desenvolvimento em Bruxelas nos dias 7 e 8 de Junho de 2017.Organizadas pela Comissão Europeia, as JED reúnem todos os anos a comunidade de desenvolvimento para partilhar ideias e experiências…